Sugestão de Pesquisa

A Palavra de Deus como fonte para a felicidade

Vpler.com REDACAO VPLER

 

A Palavra de Deus como fonte para a felicidade

A Palavra de Deus é fonte de inspiração há mais de 20 séculos quando foi escrita. Assim, como diz o salmista: “Como eu amo Senhor, a vossa lei, vossa palavra!” (Sl 118), ela provoca poesia, música, dança e várias manifestações felizes.

Mas como um livro tão antigo está ainda entre os mais lidos dos últimos 50 anos? Quem escreveu a Bíblia? E por que acreditar nela? As respostas estão aqui neste post que preparamos sobre a Palavra de Deus como fonte de felicidade. 

Quem escreveu a Palavra de Deus? 

“A Palavra de Deus chegou até nós por meio da Palavra revelada por Jesus, que é a Palavra encarnada do Pai, que Deus enviou como revelação do seu amor para conosco”.

Com essas palavras, Dom Orani Tempesta nos explica sobre as Sagrada Escrituras.

De fato, ela foi escrita por homens, porém sob a luz do Espírito Santo, por isso que o termo ‘revelação’ é comum quando se trata da Bíblia. Ou seja, ela foi revelada por Deus para homens simples, mas tementes e preparados para essa missão. 

Por exemplo, São Lucas escreveu o evangelho e os livro dos Atos dos Apóstolos. Você sabia que Lucas era médico? Então, não era analfabeto, possuía estudos e conhecimento; São Paulo o evangelizou e eles se tornaram companheiros de missão.

Ora, os escritos de São Lucas retratam o rosto misericordioso do Pai; é conhecido como o evangelho da misericórdia. Mas não é para menos, uma vez que quem o evangelizou, São Paulo, fez a experiência da misericórdia viva e comunicou-a a São Lucas.

Logo, a Palavra de Deus é a descrição do amor da Trindade por nós, do início ao fim. E por isso precisamos ler e acolher a revelação deste amor, ou ela será apenas um livro de histórias.

Formação da Palavra de Deus 

Agora, como é composta a Bíblia onde encontramos os preciosos escritos da Palavra de Deus? Primeiro, que a palavra Bíblia significa ‘conjunto de livros’, assim entendemos como o conjunto de livros históricos que narram a presença de Deus em meio ao seu povo.

Depois, a Bíblia Católica possui 46 livros do Antigo Testamento e 27 livros do Novo Testamento, fazendo um  total de 73 livros sagrados. Esta divisão se refere e simboliza a antiga e nova aliança de Deus com Seu povo, tendo Jesus como centro.

Pois, historicamente, o mundo é dividido em antes e depois de Cristo, da mesma forma acontece com a Palavra de Deus, por isso o novo testamento é o coração da revelação, porque ela descreve a vida de Cristo, nosso Senhor e Salvador.

Mas a organização das Escrituras passou por muitas etapas, e uma das mais importantes foi sua tradução para o latim, feita por São Jerônimo. Esse santo dedicou-se ao estudo das Escrituras e nos deixou um grande exemplo de amor à Palavra de Deus.

Como ler a Palavra de Deus

É verdade que a fé entra pelos ouvidos (cf. Rm 10,17), então é preciso ouvir para crer. Por isso que na Missa, na proclamação da Palavra de Deus, precisamos prestar bastante atenção e deixar que ela penetre nos nossos sentidos, a começar pelos ouvidos.

Mas a Palavra não está apenas na Missa, ela se encontra em nossas mãos através da Bíblia. Sabemos que ela é inspirada por Deus, que levou tempo e dedicação para ser organizada, porém, como ler as Escrituras pessoalmente?

De fato, existem livros que são de difícil compreensão, logo não é bom ler sozinho sem conhecer o seu significado. Por isso, a Igreja sabiamente nos aconselha a começar pelos Evangelhos, que contam sobre o nascimento, morte e ressurreição de Cristo.

Embora não andemos com a Bíblia na bolsa, ela está no nosso bolso através do celular, onde podemos acessar a liturgia diária oferecida pela Igreja. Há, também, a leitura dos Salmos, que são cânticos e orações para diversas necessidades da vida.

Assim, com o fácil acesso à Palavra de Deus, peçamos ao Espírito Santo a mesma luz que Ele deu àqueles que escreveram, a fim de que possamos compreender e guardar as Escrituras. Logo, antes de ler, não se esqueça de fazer essa oração.

Entenda aqui o que é caridade na Bíblia!

Afinal, por que ler as Sagradas Escrituras?

Bem, nosso post fala sobre felicidade a partir da Palavra de Deus. Você pode perguntar: para isso preciso apenas ler e a felicidade chega? Bom, vamos entender felicidade não como um sentimento, mas um estado de vida. 

Por isso, independe de bens materiais ou de realização pessoal, mas é resultado de um encontro com algo ou alguém que o ama, entende e está perto.

Será que a Palavra de Deus nos comunica essa verdade? Ou seja, de Alguém que me ama, me entende e me acompanha de perto. Com certeza é muito mais que isso. A Palavra é a boca de Deus declarando Seu amor por nós 24 horas por dia.

E sabe o que é o melhor? Ela tem uma força incrível de nos convencer, porque ela é eficaz, penetra nossa vida e entende o que se passa conosco (cf. Hb 4,12). 

Portanto, se felicidade é sinônimo de amor, paz, segurança, companhia, cuidado, entre tantas outras, afirmamos que a Palavra é fonte da mais pura felicidade, uma vez que ela nos explica a vida de Cristo que nos ama sem medidas.

Agora, percorra um caminho de felicidade

Este mês de setembro é uma ótima oportunidade de tomar uma decisão: ser feliz a partir da Palavra de Deus, porque lá está escrito o que Ele fez por mim, logo fala do meu valor e minha importância diante de Deus.

Portanto, façamos do mês da Bíblia o momento de iniciar um caminho de amizade e amor às Escrituras e deixemos que o nosso Deus cuide de nossas vidas e famílias como está escrito:

“Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” (At 16,31).

Conheça também 7 ações para praticar mais a solidariedade

Postar um comentário