No mês de junho, três Colégios da Rede Adventista de Ensino da Associação Paulista Leste, sede administrativa da Igreja Adventista para o leste e norte paulista, passaram pelo processo de Acreditação de Colégios Adventistas. Das cinco unidades escolares da região com Ensino Médio, três conquistaram a aprovação e certificação de qualidade e excelência educacional mediante os critérios da Igreja Adventista em nível mundial e as outras 2 serão avaliadas no próximo ano.
O Colégio Adventista do Tucuruvi obteve a pontuação mais alta com 982 pontos, seguido pelo Colégio Adventista de São Miguel Paulista, que conquistou 980 pontos, e o Colégio Adventista de Vila Alpina, que fechou com 960 pontos, todos acreditados na categoria Excelente.
A Acreditação de Colégios Adventistas é um processo minucioso do Departamento de Educação da Igreja Adventista do Sétimo Dia que cumpre um papel de reflexão, permitindo às instituições educacionais validar e aperfeiçoar os serviços oferecidos aos alunos, suas famílias e à comunidade em geral. A avaliação visa garantir a qualidade e o compromisso de cumprir o propósito de oferecer excelência educacional.
O processo de acreditação avalia diferentes aspectos da engrenagem educacional de uma unidade escolar da Rede Adventista de Ensino. Itens como liderança, gestão, pedagógico, financeiro, relacionamento, ações sociais e solidárias passam por análises criteriosas. Embora o processo inicial ocorra localmente, a acreditação final é concedida pela Conferência Geral da Igreja Adventista. Segundo o Líder da Educação Adventista para as regiões leste e norte de São Paulo, professor Daniel Dantas, "avaliarmos o desempenho dos profissionais e processos das unidades escolares, nos ajuda a entender a responsabilidade de fazer uma educação que vai muito além do ensino ao entregarmos os serviços que prestamos para os alunos, suas famílias e para a comunidade local", comentou o líder.
Participaram da avaliação líderes da União Central Brasileira da Igreja Adventista (UCB), sede administrativa da Igreja Adventista para o estado de São Paulo, desempenhando o papel de avaliadores. Equipes específicas foram designadas para analisar diferentes áreas da gestão escolar. Na área de secretaria, por exemplo, estavam presentes a secretária técnica da UCB, componentes locais, e a secretaria de cada unidade. A liderança e a gestão foram avaliadas também por um representante da UCB, o líder de educação local, o diretor da unidade e o pastor local e da unidade.
Na área financeira, representantes institucionais e da Associação Paulista Leste fizeram parte da avaliação. A parte pedagógica contou com a participação técnica dos representantes da UCB, coordenadoras, orientadoras e representantes da classe dos professores e pais.
A conquista da acreditação de excelência das três unidades escolares refletiu o compromisso dos Colégios Adventistas das regiões leste e norte de São Paulo em fornecer uma educação de qualidade, alinhada aos valores e princípios educacionais cristãos.