Uma casa cheia de bichos é uma casa cheia de amor. Eles alegram o ambiente, são companheiros, nos ajudam a desestressar e são ótimos com as crianças. Tanto que, às vezes, parece que um pet só não é o bastante. Nem dois ou três.
Mas como saber se sua casa comporta vários animais? Afinal, não basta apenas trazê-los e ver no que dá. Para tratar os bichinhos com respeito e o cuidado que merecem, é preciso tomar algumas precauções.
A fotógrafa Cecília Bastos, de São Paulo, já teve três cachorros e seis gatos em casa e sabe muito bem quais são os privilégios e os problemas de uma pessoa nessa situação.
“Os bichos ajudaram muito com a criação da minha filha, hoje com 14 anos. Quando era pequena, às vezes, não queria comer. Aí eu ameaçava dar a comida aos cachorros e ela comia tudo! Aos 4 anos de idade, contava historinhas para eles e inventava que eram irmãos dela”, relata.
Mesmo com todas essas vantagens, hoje Cecília tem “apenas” três gatos e um cachorro em casa. “Não é fácil. O Lobo, meu dobermann, é o mais novo da casa e do tipo brincalhão. Os gatos, mais reservados, não gostam dele e agora só ficam no telhado e na garagem. Às vezes eles retaliam e fazem xixi fora da caixinha”, diz a fotógrafa.
Ela conta que a limpeza é o que dá mais trabalho e, por isso, tem um verdadeiro arsenal, com produtos específicos de pet shop. Cecilia não abriria mão de nenhum dos bichos, mas também não voltaria a ter nove deles em casa. Mas como alguém sem experiência pode fazer esse cálculo: quantos pets cabem no seu espaço?
Como cada casa é uma e as variáveis são infinitas, você precisa analisar seu caso e responder a pergunta por si própria. Mas não se preocupe. A veterinária Carol Rocha, fundadora da Pet Anjo, e a adestradora Giulianna Silva, da Cão Cidadão, mostram ponto a ponto o que você precisa considerar antes de aumentar a ninhada. Boa sorte!
(Foto: Getty Images)