Seguindo um relatório de pesquisa de mercado da Kantar Worldpanel, que ressalta uma pequena vitória da Apple na rivalidade contra o Android (em geral), a empresa de Cupertino ultrapasso e termos de unidade vendida a plataforma da Google nos Estados Unidos nos últimos três meses de 2014.
Com o grande impulso adicionado pelo lançamento do iPhone 6 e do iPhone 6 Plus, a Apple conseguiu tomar uma quota de 47,7% do mercado de smartphones nos Estados Unidos. O Android, por sua vez, tornou-se responsável por 47,6%, uma diferença quase nula, mas que existe, enquanto que o Windows Phone foi responsável por 3,8% das vendas de smartphones no país.
Segundo a chefe de pesquisa da Kantar, Carolina Milanesi, os bons resultados da Apple não são frutos somente do lançamento dos modelos com tela maior, mas também é devido ao “portfólio de produtos mais robusto” que a companhia já apresentou em sua história.
“Com uma gama de dispositivos disponíveis por diferentes preços, tanto no contrato quanto no pré-pago, a Apple foi capaz de tirar proveito de uma oferta mais fraca do Android ‘premium’ no final do ano“, diz o relatório da empresa.
O crescimento da Apple e o detrimento do Android foi destacado recentemente pelo CEO Tim Cook, que observou que os novos iPhones são solicitados por pessoas antigos donos de smartphones Android do que de modelos anteriores do celular da Maçã.
Ainda que o iPhone seja o smartphone mais vendido nos EUA, seguido pelo Galaxy S5 da Samsung, a Google segue com mais força na Europa, onde a ação da plataforma diminuiu 3,8% do total de 66,1%. No mesmo período, o iOS subiu para 6,2% em sua participação