Em pleno 2015 ainda somos obrigados a criar e lembrar uma infinidade de senhas. Senha do banco, do cartão de crédito, do e-mail, do Facebook, da tela de bloqueio do celular, etc. Infelizmente, ainda não foi criado nenhum método mais eficiente e prático para protegermos nossas informações pessoais de olhos curiosos, portanto, temos que nos virar com as velhas senhas mesmo. Para facilitar um pouco mais esse maçante trabalho, muita gente (muita gente mesmo) costuma usar senhas ridiculamente fáceis e, o pior, usar a mesma senha em diversos sites e serviços! Ok, isso é mais prático e conveniente, mas extremamente inseguro. Depois não venha reclamar que "hackearam seu face".
Pois bem, a empresa SplashData, que desenvolve softwares de segurança, fez uma compilação com as 25 piores senhas usadas em 2014. Na verdade, ela faz esse ranking desde 2011. Nesse ano temos uma senha que já é bicampeã na lista de piores senhas já usadas. Trata-se da óbvia "123456". Pra quê complicar as coisas, não é mesmo? Esse ranking é feito a partir de uma base de senhas vazadas na América do Norte e Europa. Apesar da "123456" continuar no topo, outras sequências maiores de números também figuram nas primeiras posições, sem falar nas também manjadas "qwerty" e "abc123". Abaixo, você confere a lista com todas as 25 piores senhas usadas em 2014, na sua devida ordem. Entre parênteses, colocamos também se ela é nova na lista e a sua posição em relação ao ano passado:
- 123456 (manteve a posição)
- password (manteve a posição)
- 12345 (subiu 17 posições em relação ao ranking anterior)
- 12345678 (perdeu uma posição)
- qwerty (perdeu uma posição)
- 1234567890 (manteve a posição)
- 1234 (subiu nove posições)
- baseball (nova na lista)
- dragon (nova na lista)
- football (nova na lista)
- 1234567 (perdeu quatro posições)
- monkey (subiu cinco posições)
- letmein (subiu uma posição)
- abc123 (perdeu nove posições)
- 111111 (perdeu oito posições)
- mustang (nova na lista)
- access (nova na lista)
- shadow (manteve a posição)
- master (nova na lista)
- michael (nova na lista)
- superman (nova na lista)
- 696969 (nova na lista)
- 123123 (perdeu doze posições)
- batman (nova na lista)
- trustno1 (perdeu uma posição)
Agora você já sabe, se precisar criar uma nova senha, não use nenhuma dessas 25 que estão na lista. De fato, as dicas para se criar uma senha forte e segura são bem simples. Use NO MÍNIMO 8 caracteres. Quanto mais você puder usar, melhor. Misture letras maiúsculas e minúsculas, além de números e caracteres especiais. E nunca use sequências de números e de letras nem palavras que estejam no dicionário. Isso irá dificultar a vida de qualquer suposto hacker ou programa que tenta descobrir senhas através de força-bruta.
Eu sei, é bem chato seguir essas dicas. Você pode até conseguir criar essas senhas, mas lembrar delas depois é o grande problema. Pra isso, existe uma série de softwares que te auxilima nessa taref, tanto na criação de senhas seguras quanto na hora de lembrar delas. Como exemplos, citamos o KeePass Password Safe, LastPass e 1Password. Todos eles são excelentes nessa árdua tarefa de criação de senhas seguras.
Fonte: PRWeb