Microsoft chocou o mundo de hoje, quando eles estreou um par de óculos holográficas que eles estão chamando a HoloLens. Pense Google Vidro atende Oculus Rift e você deve ter uma boa idéia deste dispositivo. Com este anúncio, o mercado de computadores em nossos rostos está aquecendo repentinamente.
Temos, agora, Microsoft, Facebook e Google tentando construir um. Enquanto ainda temos de ver como uma tentativa por parte da Apple, é lógico supor que as outras crianças estão fazendo isso, eles vão também em algum momento.
A entrada da Microsoft para esta arena vem apenas dias depois que o Google desmantelada programa de Vidro Explorador e entregou as rédeas do projeto para de Tony Fadell Nest. Ainda não está claro qual direção Google pretende ir com vidro neste ponto.
Enquanto isso Oculus continua a trabalhar em seu Oculus Rift dispositivo com os bolsos profundos de proprietário Facebook por trás dele .Oculus Rift intitula como óculos de realidade virtuais, enquanto a Microsoft chama de uma experiência holográfica, mas a idéia aqui é muito similar.
A pergunta na boca de todos é se este tipo de tecnologia tem o potencial de massa para o consumidor. Certamente demos bem, e faz vídeos super-legal, mas nós vimos o que aconteceu quando o vidro foi lançado para o mundo. Foi negativo rapidamente como as pessoas deixaram claro que não gostava dos computadores ideia sentados no rosto das pessoas, especialmente quando eles poderiam gravar vídeo e tirar fotos.
Mas a Microsoft parece ter uma visão mais focada para o seu dispositivo. Eles vêem uma ferramenta para os negócios usado para melhorar a experiência de engenharia e design e deixar que as pessoas se encontram virtualmente como se estivessem na mesma sala. Eles também vê-lo como uma atividade de jogos altamente avançada, totalmente imersiva.
Esta é, na verdade, em linha com o CEO Oculus Brendan Iribe disse na Cúpula Web em novembro. Ele pode ver o seu dispositivo a ser usado para jogos, mas também para as empresas para dar a ilusão de encontros face-a-face, mesmo quando as pessoas estão do outro lado do mundo. Ele também reconheceu o seu era apenas uma empresa trabalhando neste problema e que ele esperava que outras empresas para entrar no espaço. Mal sabia ele que um seria Microsoft apenas alguns meses mais tarde.
Microsoft falou muito sobre a remoção de barreiras entre o dispositivo e a pessoa. Temos visto como muito mais natural é interagir com um tablet com tela de toque do que um PC com um teclado e mouse. Da mesma forma, acredita Microsoft remover completamente a tela irá fornecer uma experiência mais puro.
Naturalmente, batendo um dispositivo em seu rosto produz outra camada de complexidade entre o usuário eo computador, mas tem o potencial de fornecer uma experiência abrangente mais cativante. Ele apenas continua a ser visto se nós desejamos isso.
Como vimos com vidro, que era claramente uma experiência protótipo, muitas pessoas ficaram intrigados com a noção de um computador rosto, mas a realidade era diferente.Pense em um escritório cheio de pessoas usando essas coisas, e podemos ter uma ligação mais orgânica com nossos computadores, mas poderíamos perder interações sociais no processo.
Iribe disse que um dos grandes obstáculos que estavam encontrando com a realidade virtual (VR) foi a noção de entrada. Não é todos os mãos-livres como se poderia pensar, por isso os engenheiros precisam decidir se os usuários podem ver seus corpos ou apenas as suas mãos e exatamente como eles irão interagir com o mundo físico eo computador quando eles têm esse dispositivo. Ele disse que a VR vai transformar a interação humana, mas a forma como interagimos com o mundo a partir destes dispositivos não é de todo claro e ainda a ser definida.
Microsoft sugeriu que os HoloLens poderia ser introduzido com o Windows 10 em algum momento no final deste ano. A empresa já pensou em tudo com uma plataforma e as ferramentas para construir o que eles estão chamando de experiências holográficas para HoloLens. E quando uma empresa como a Microsoft se envolve, deve empurrar o espaço para a frente (e muito provavelmente a atração da Apple no processo).
Como o Google encontrou, construindo o dispositivo não é suficiente. Ainda assim, o Google fez algo essencial. Ele deu o primeiro passo e começou a conversa. Microsoft e Facebook estão continuando a conversa, e eu espero que nos próximos 3-5 anos, esta tecnologia irá desenvolver de formas que não podemos sequer imaginar agora. Cara computadores estão chegando, mas como tudo isso vai jogar fora, e que tipo de mercado isso vai atrair, continua a ser visto.