SÃO PAULO – A disputa entre o iPhone e os celulares que possuem o sistema operacional Android gera cada vez mais discussões. Ambos os aparelhos possuem características em comum, mas dezenas de diferenças – e o portal Business Insider listou as diferenças que fazem dos celulares Android melhores que o iPhone.
Confira:
1. Quando se compra um iPhone, você fica com a mesma quantidade de armazenamento de quando o comprou, ou seja, é impossível aumentar o armazenamento do celular. A maioria dos celulares Android, entretanto, possui um cartão de memória microSD, permitindo que você compre (por um pequeno preço) mais espaço de armazenamento.
2. No Android, se a bateria de seu celular começa a durar menos tempo, você pode facilmente removê-la e trocar por uma nova, enquanto no iPhone isso exige o serviço de uma assistência técnica e isso sai muito mais caro.
3. Muitos celulares Android (como HTC One, LG G3 e Galaxy S5) podem ser usados como controle remoto pelo sensor infravermelho que possuem. Nenhum modelo do iPhone possui sensor infravermelho.
4. O Android armazena as fotos da tela, imagens baixadas e imagens recebidas por mensagens em pastas separadas. O iPhone não.
5. O iOS requer o iTunes para armazenar músicas no seu celular e o iPhoto para passar as fotos para seu computador. Já o Android não pede nenhum programa para mediar o compartilhamento.
6. Qualquer cabo mini-USB pode ser usado para carregar um celular Android, mas o iPhone só é carregado com o carregador próprio da Apple.
7. A Play Store do google permite que você faça o download de aplicativos diretamente do site para seu celular. Se você procurar por um aplicativo para o iPhone em algum site, por outro lado, você deve iniciar o iTunes ou a App Store para baixa-lo e instala-lo.
8. Você pode colocar diversas contas de usuário no mesmo tablet do Android.
9. O aplicativo de mapas próprio da Apple não é tão bom quanto o Google Maps. Além disso, você não pode colocar o do Google como padrão em um iPhone.
10. No iPhone, você pode desbloquear seu celular com a impressão digital ou uma senha de códigos. Já na maioria dos aparelhos Android, você tem diversas outras opções, incluindo padrões ou pela face.
11. A customização em um Android é muito mais diversa do que em um iPhone.
12. Enquanto o iPhone faz você manter todos seus aplicativos em uma única homescreen, o Android permite que você espalhe-os em várias.
13. Em alguns aparelhos Android é possível abrir diversos aplicativos ao mesmo tempo.
14. As notificações do Android sempre são exibidas no topo de sua tela, o que facilita para lembrar o que precisa ser verificado e respondido.
15. O alarme próprio do Android avisa quantas horas ainda restam até o alarme tocar – quase como quantas horas de sono você terá.